terça-feira, 26 de abril de 2011

O que são Pellets?

Pellets

O nome Pellets vem do seu formato que se pode encontrar em outros produtos no mercado como rações para animais, fertilizantes etc. Para todos os efeitos os Pellets produzidos a partir de madeira são lenha.
Os Pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe das Biomassa.
Os Pellets são um combustível sólido de granulado de resíduos de madeira prensado, proveniente de desperdícios de madeira.


Produção

Tal como a lenha, os Pellets são produzidos com resíduos de madeira natural com o formato de pequenos cilindros de madeira.
A sua produção é feita a partir de madeira limpa resultante da limpeza das florestas e de desperdícios da indústria madeireira (biomassas) que depois de recolhidos triturados e secos, se transformam num produto "serrim"que é comprimido a alta pressão e temperatura de modo a eliminar o máximo de resinas e humidade, para obter o formato final. O resultado é uma matéria 100% natural, com um elevado poder calorífico, estima-se que 3  vezes mais que a lenha normal. Não são usadas restos de madeira com resíduos de colas tintas ou vernizes etc. (Estes sim. São usados no fabrico de Brikets).

Ecológicos

O CO e CO2 libertado pelos Pelletsao serem queimados são bastante reduzidos, sendo semelhante àquela que as árvores que lhe deram origem, absorveram durante o seu crescimento, ou libertam quando ficam em decomposição no meio ambiente.
Mas além da vantagem resultante da sua combustão, os Pellets têm origem nas florestas que ocupam grande parte do território nacional, sendo assim um imenso recurso em termos económicos e energéticos que deve ser explorado e protegido.

Diam. 6 mm - cinzas < 1% - humidade < 10% - poder calorifico: 17,7 Mj (4500Kcal)


Manutenção das florestas 

Os Pellets são ainda uma energia renovável classificados nas biomassas que vai de encontro às necessidades de manutenção das florestas que estão a ser implementadas por todo o país, tendo uma participação activa na utilização dos desperdícios da limpeza das florestas como medida para redução do risco de incêndios florestais. Vem promover o emprego e o aparecimento de novas empresas ligadas ao ramo.

Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para produção de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário